Gravidez - 10ª Semana

Ocupando meu tempo, tenho pesquisado muito na internet sobre a gravidez. Aconselho todas as futuras mamães fazerem isso também, ao menos nas horas vagas.
Encontrei sites de vendas e pude comparar os modelos e preços de berços, carrinhos de passeio e outros artigos infantis.
Como a Dra já solicitou a Eco com TN (Translucência Nucal) e já marcamos para daqui à algumas semanas, pesquisei a respeito deste exame e descobri que mesmo algumas mamães que encontraram um resultado preocupante, tiveram resultados favoráveis em ecografias posteriores, pois a medida de TN pode mudar depois de algumas semanas.
Encontrei sites e perfis no Orkut com vendas de roupinhas de menina que são as roupinhas mais lindas que já vi, super estilosas! Fiquei "confrigada" (para quem ainda não viu o filme Mary & Max, significa uma mistura de 'confusa' e 'intrigada')... Por quê nunca vi estas roupinhas em lojas???
Achei alguns site de orientação à casais gestantes que são ótimos, onde inclusive possuem figuras da evolução do bebê a cada semana. Eu acompanho sempre! Meu "feijãozinho" nesta semana está se tornando um feto (deixando de ser um embrião), está "organizando seu corpinho" e se tornando mais parecido com um bebê, sua cauda se juntou a coluna vertebral, os dedos das mãos e dos pés estão bem definidos, seu cérebro vai fazer uma marca incrível de 25.000 novos neurônios cada minuto e seus olhos estão indo para o lugar certo, na frente do rosto onde costumamos ver nas outras pessoas ou quando nos olhamos no espelho, heheheheh.

"Durante o período embrionário, ele era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das más-formações congênitas ocorrem antes do final da décima semana."

Gravidez - 9ª Semana

Eu gostaria de estar pelas ruas exibindo minha (quase nenhuma) barriga de grávida e as pessoas ainda não teriam certeza mas já perguntariam se estou grávida, ou apenas olhariam com aquele ponto de interrogação em cima da cabeça. Também eu gostaria de sair para comprar roupinhas para o bebê e ser 'paparicada' no meu trabalho, ir para um barzinho a noite e tomar um 'suco' e aproveitar a parceria dos amigos. Infelizmente sinto como se estivesse doente e a tontura me deixa presa dentro de casa.
Eu queria ter uma gravidez maravilhosa, onde eu pudesse aproveitar ao máximo tudo, inclusive as mudanças do meu corpo, mas não é assim... De qualquer forma, como seria e como é, amo esse bebê ('suvogonha' de mamãe que nem nasceu e já tem aprontado sapequices), já sinto uma coisa que parece saudade e estou 'louca' de vontade de ver seu rostinho e pegá-lo no colo.
Estamos cuidando para que tudo dê certo e por isso não nos importamos em bagunçar nossos dias para contornar as intercorrências da gravidez, afinal é por uma motivo muito especial.

"Nessa fase, o feto está como aproximadamente 1 polegada de comprimento,ou seja do tamanho de uma azeitona. O peso do seu bebê é de aproximadamente 2 gramas, um pouco menos que uma moeda de um centavo."

Gravidez - 8ª Semana

Completamos 2 meses!
Vi muitas pessoas dizendo que as grávidas, no 1° Trimestre sofrem frequentemente de enjôos matinais o.Õ.
Comigo acontece assim: acordo por volta das 8 horas da manhã com muuuuuuita fome, os enjôos começam depois disso...
Sem remédios que possam aliviar meus sintomas, a Dra. me afastou do trabalho e me encaminhou para o INSS e a situação toda de desconfortos da gravidez me afastou de todo o resto, exceto de curtir esta gravidez com todos os meus amigos e familiares que (agradeço muito) me visitam e trazem carinho e um pouquinho do mundo agitado e fedorento lá de fora =]

"Nesta semana, os dedinhos das mãos e dos pés brotarão no seu bebê, que ainda estarão grudadinhos por mais algum tempo, você poderá sentí-los em breve, quando ela, ou ela, começar a praticar futebol e voleibol no seu útero!O minúsculo coração do seu bebê está separado em quatro secções distintas e agora está batendo a uma frequência de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco (a não ser quando Brad Pitt está na tela)."

Gravidez - 7ª Semana

Até algumas semanas atrás eu cuidava da minha saúde sem muitas preocupações, tinha o hábito de beber (hábito mesmo, e do tipo de entrar para a garrafa =]), fumar, comer "porcarias" estilo fast foods, enlatados, ensacados e tudo aquilo que é muito bom para o paladar mas não para a saúde. Bom, parei com tudo isso!
Acontece que, desde que eu ganhei o poder do "super olfato", não tenho muitas opções...
Eu posso pensar: Humm, que vontade de comer um Xis! Mas é o meu nariz que decide se eu vou realmente comer algo, ou não... As vezes ele faz eu ter vontade de REALMENTE COMER ALGO =).
Eu sempre gostei muuuuito de quimdim, chocolate, xis, pizza, lasanha, refrigerante, banana, pastéis e várias outras comidas que agora, não podem nem passar perto de mim, muitas estão proibidas aqui em casa, mas só por enquanto =D. Na tentativa de controlar o que eu iria ou não comer, comi algumas destas delícias que citei e foi assim ganhei mais alguns momentos para passar junto com a privada, azia e o sentimento de decepção. Agora, acho que o corpo deve ter bons motivos para promover o nariz como "gerente de nutrição", eu que não vou mais contrariar...
Tenho sentido muita facilidade e vontade de comer churrasco (hmmmm, delícia! Bem passado, é claro!), sorvete, "feijão mexido" (sem a linguiçinha e todos aqueles temperos fortes), conserva de ovinhos de codorna, peixe, purê de batatas, saladas de: tomate, alface, pepino, batata com maionese, beterraba, couve-flor e tenho vontade de comer outras coisas, algumas vontades que aparecem de repente. Na verdade, minha alimentação ficou bem limitada
e difícil, pois mesmo que o cheiro da comida passe no teste, pelo menos 60% do que como é rejeitado pelo meu estômago.
Largar os vícios e os péssimos hábitos, você já pode imaginar que não foi nada difícil.
Minhas tentativas de diminuir os enjôos foram grandes fracassos. Tomei vários remédios (todos com orientação médica), mas o pior foi o Dramim.
Sem saber dos efeitos do remédio, fui para o trabalho muito enjoada e esperei até o horário que calculamos ser melhor para tomar o remédio. Após tomar o Dramim, em poucos minutos comecei sentir meus olhos pesados e tudo ao redor de mim ficou distante, senti um sono muito forte ao mesmo tempo em que meu coração parecia querer me manter acordada, pois batia muito forte, tanto que doía o peito e as costas (fiquei com medo) e sem condições de permanecer no trabalho, fui levada para a minha casa... E dormi, profundamente... -.-
Confesso que acordei e me senti super bem. Entretanto, a Dra suspendeu o uso do Dramim após saber dos efeitos que o remédio havia me causado.

"Esta semana o cérebro do seu bebê está crescendo a uma velocidade incrível de 100 células por minuto dentro de um crânio quase transparente. Se você pudesse vê-lo por dentro, veria essas minúsculos células. Seu bebê tem agora de 6 à 8,5 milímetros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um Tic Tac e tão pesado quanto um cílio."

Gravidez - 6ª Semana

6ª Semana
Nesta semana os novos sintomas ficaram ainda mais evidentes. Todos os odores do mundo viraram-se contra mim, até os que eu mais gostava... O que parece ter se tornado responsável por pelo menos 40% das minhas rejeições às comidas e dos momentos em que passei a 'abraçar' a privada =]
Procurei a mesma Dra. que me atendeu na semana anterior (já que a consulta com o GO ficou para o próximo mês) e relatei que os desconfortos permaneciam e que os enjôos e as tonturas que sentia, estavam prejudicando meu desempenho no trabalho, de forma que eu sentia como se estivesse doente. A Dra. solicitou alguns exames de sangue, uma UTV Obstétrica e uma US, também receitou Dramim para diminuir os enjôos e os vômitos.
Papai e eu, fomos então, para o outro hospital onde faríamos os exames. Foi minha primeira experiência com ônibus nesta gravidez, FOI HORRÍVEL!
Mas então fui chamada, entrei na sala de Ecografias e a nossa primeira Eco começou (o papai não pôde entrar para acompanhar por ser uma Ecografia com pedido de Urgência). Logo a Dra. disse que ele estava bem "guardado", bem protegido e ouvimos seus batimentos cardíacos (pode parecer clichê, mas nessa hora eu não aguentei de felicidade, ouvir o coraçãozinho do meu bebê me fez chorar de emoção), ela o mediu e disse: mamãezinha, seu bebê está bem direitinho, está tudo bem com ele. O laudo da Eco apontou uma IG de aproximadamente 7 semanas e 3 dias.
Saímos muito felizes daquele hospital, nada de errado estava acontecendo com nossa sementinha =D
Esta é a foto da Eco que fizemos e é a primeira foto do nosso bebê \o/
No dia seguinte compramos o Dramim e lá fui eu tentar acabar com os enjôos...


Eu ainda não contei que tenho duas gatas... Pois é, a Sabbath (preta das sombras e mal humorada) e a Alice (a mais chata das gatas mais chatas), as duas são lindas! Normalmente sou eu quem vive a aventura de dar banho nelas. A Alice não costuma dar trabalho, mas a Sabbath...

Então na aventura do banho nesta semana, a Sabbath tentou se pôr com as garras em mim, mas como eu havia cortado as garras antes do banho ela enfiou os 'dentões' no meu pulso... =[ Na hora eu pude ver os buracos enormes que ficaram onde os dentes entraram e quase desmaiei de pavor, o papai também, mas tentou disfarçar para conseguir me acalmar.

Minha gata preta me rendeu uma corrida pro pronto socorro e uma vacina anti-tetânica. =/

Apesar deste fato e de todos os cuidados que são necessários para conviver com gatos durante a gravidez, aconselho aos que não possuem gato e estão planejando aumentar a família, que adotem um felininho e aos que já possuem gato, que nunca abandonem os seus. Entretanto é importante lembrar que as gestantes não devem fazer a limpeza da caixinha de areia e os bichinhos não podem ficar nas camas onde as futuras mamães dormem. =) 


"Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebê! Ele é, principalmente nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse ponto crítico. Essa semana inicia um período de rápido desenvolvimento celular para o seu bebê, que, no momento,  se parece com um mini girino, com uma pequena cabeça e cauda. Os olhos, ouvidos e boca dele começaram a tomar forma."

Gravidez - 5ª Semana

O cansaço aumentou e alguns dos sintomas mais caracteristicos da gravidez apareceram: enjôos, vômitos e tonturas.
Procurei um médico (clínico geral, já que não possuía confirmação de gravidez por exame laboratorial) e contei o que estava acontecendo. A Dra. disse que tudo isso é muito comum na gravidez, me medicou com soro com Plasil e mandou eu repousar por dois dias.
Buscamos o resultado do exame de sangue. POSITIVO, o resultado deu POSITIVO!!!
ESTAMOS GRÁVIDOS!!!
Finalmente pude comemorar sem dúvidas. O papai tinha toda razão... =)
Tive vontade de sair contando para todo mundo: Estou gerando uma vida!
Minha primeira filha (Nai), que tem 8 anos e sempre pedia que eu lhe desse um(a) irmão(ã) ficou muito feliz com a notícia, tanto que mesmo orientada a não divulgar a novidade, saiu contando pra todo mundo antes que eu tivesse a oportunidade. Ficamos felizes com a reação dela, por ter aceitado tão bem a nova situação e por isso, todos rimos juntos da travessura.
Marquei nossa primeira consulta com o Obstetra (GO) =), graças ao meu plano de saúde, ficou para o próximo mês =/. 

Gravidez - 4ª Semana

Completamos 1 mês!
Comecei sentir mais vontade de comer e cansada, enquanto que meus seios continuavam doloridos e inchados.
Eu não queria fazer exame de sangue e de repente pegar um resultado negativo... Fazer o exame de sangue significava alimentar as esperanças.
Fizemos outro teste de farmácia e desta vez apareceram duas linhas bem escuras!
Eu havia esperado tanto por este momento. Então queria dizer que era possível que eu estivesse grávida.
Como assim "era possível"? Eu estava grávida, era o que dizia o teste!
Bem, pra mim não foi tão fácil ter certeza... Na 3° semana quando o teste apresentou resultado 'indefinido' comecei fazer buscas pela internet sobre quais fatores poderiam alterar o resultado do teste de farmácia e até mesmo resultar em 'falso positivo', foi quando li que infecções urinárias podem alterar os resultados de teste de gravidez... Pois é, eu estava com uma infecção urinária...
O papai acreditava no resultado positivo, mas a mamãe tinha medo de se enganar.
Fizemos então o exame de sangue, o B-HCG.

    Gravidez - 3ª semana

    O desconforto para dormir continuava, meus seios estavam mudando (eu tinha certeza!) e  meus sentimentos ficaram confusos (mas poderia ser por minha esperança e decepção com o resultado do teste que fiz na semana anterior...). Para evitar mais dúvidas comprei outro teste de farmácia e fiz! O resultado foi uma linha bem escura (linha de teste - que aparece quando o teste foi feito corretamente) e uma linha muito fraquinha (a linha do resultado - que não aparece quando o resultado é negativo e aparece quando o resultado é positivo), fiquei com mais dúvidas.

    Gravidez - 2ª semana

    Fiz um teste de gravidez (de farmácia) e o resultado foi negativo.
    Não querendo acreditar, pensei que poderia ser recente demais para aparecer no resultado do teste, mas acabei aceitando o resultado para não alimentar expectativas.

    Gravidez - 1ª Semana


    Meus seios começaram inchar e ficaram muito doloridos, era difícil dormir de bruços.

    Chá de Fraldas


    Qual é a futura mamãe que não quer ter um chá de fraldas lindo, que seja colorido e bem enfeitado, que tenha deliciosos docinhos e salgados e que no final da festa os convidados saiam com lembrancinhas impecáveis? Daquele tipo bem mágico e divertido, exatamente do tipo que você vê quando sonha, num daqueles poucos minutos que antecedem a sua desesperadora vontade de fazer xixi durante a madrugada?
    Agora tenho duas notícias para lhe dar, uma boa e uma ruim:

    Mãos à obra, amiga!
    Convites

    Você mesma(o) pode fazer os convites, utilizando fotos da gravidez e imagens diversas relacionadas ao tema. Você pode mostrar a sua criatividade! Fica muito mais original e o cuto pode ser zero!

    Você pode enviar os convites pela internet, através de e-mail e redes sociais. Também é uma forma de economizar.

    Lista de Presentes

    Você pode escolher o que deseja que seu bebê ganhe. Pode optar por uma lista de presentes muito variada (com todo tipo de coisa), uma lista pouco variada (dando a opçao de dois ou três presentes apenas, ex.: fraldas e produtos de higiêne, ou, roupas e bichinhos de pelúcia).

    Hoje em dia é muito comum os pais pedirem apenas fraldas como presentes do chá, isso porque a média de fraldas que um bebê usa por mês é de 210 unidades! Um gasto considerável! Também desta forma, as mamães ficam felizes em poder fazer as compras, escolher e comprar tudo o que desejam para seus filhos.

    A mamãe e o papai devem escolher o tamanho, marca e modelo dos presentes que irão pedir.

    Para quem for pedir apenas fraldas como presente, o melhor a fazer é inserir no convite o tamanho da fralda que o convidado deve comprar e assim distribuir a quantidade de fraldas que deseja ganhar para cada tamanho, evitando por exemplo, o excesso de fraldas de um determinado tamanho e a falta de outro.
    _______________________________________

    Quer saber como organizamos o Chá de Fraldas da Aimée? Continue lendo!

    Os convites do chá de fraldas foram feitos pela mamãe, utilizando uma foto da barrigona de gravida e alguns recursos do programa PhotoShop (editor de imagens). Não custou nada e foi muito gostoso de fazer. No final de um dia tinhamos vários modelos diferentes criados. Foi difícil escolher um só, tanto que utilizamos dois convites para enviar, um para cada metade dos convidado.

    Veja como ficaram:


    Tivemos um grande cuidado na hora de fazer a lista de presentes para a Aimée. Escolhemos somente coisas que são necessárias em média ou grande quantidade (tip-top, fraldas descartáveis, produtos de higiêne e de cuidados com a pele), móbiles e bichinho de pelúcia com guizos e artigos de cama e banho.
    Deixamos a lista de presentes disponivel no blog e no convite orientamos os convidados sobre como ter acesso a lista.

    Também no blog, deixamos um recadinho com algumas orientações. Veja logo abaixo!


    Chá de Fraldas


    Esta será a primeira festinha organizada para a nossa Aimée.


    Estou ansiosa, pois será um momento muito gostoso, onde não só o papai, a mamãe e a maninha estarão comemorando a chegada que se aproxima desta pequena flor que aqui é tão conhecida, mas todos os amigos também.


    Normalmente, nestes eventos, a mamãe passa por algumas provas e dificilmente sai "de cara limpa", entretanto no chá de fraldas da Aimée o papai também será provado. A idéia é deixar que os amigos escolham quem vai adivinhar qual é o presente, se vai ser a mamãe ou o papai e no caso do escolhido errar... Vocês já sabem o que acontece né?!!


    A lista de presentes para o chá de fraldas da Aimée está disponível logo abaixo e foi elaborada em formato que permite cada convidado do chá escolher um ou mais presentes para comprar e de forma anônima. Ao lado de alguns itens escolhidos pela mamãe e pelo papai há um "*" que indica que aquele item pode ser marcado por mais de uma pessoa. Clicando no link "exibir resultados" abaixo da lista é possível visualizar quais itens já foram marcados.


    IMPORTANTE

    Preferências da Mamãe e do Papai

    Cores: Lilás e Verde.

    Fraldas: das marcas Pampers, Turma da Mônica e Huggies.