Gravidez Sem Estrias

Seria ótimo poder chegar na primeira consulta do Pré-Natal e dizer: "Me vê uma gravidez sem estrias, por favor." Mas (voltando para a realidade  =/), o máximo que o seu G.O. poderá fazer por você é indicar alguns produtos para a prevenção das estrias.
O surgimento das estrias na gravidez está relacionado às mudanças naturais que ocorrem neste período, tais como: ganho de peso e alterações hormonais, mas também está ligado à tendência genética, à alimentação, à idade e entre outros fatores, ao sedentarismo.
Muitas mulheres sentem uma 'coceirinha' na pele quando as estrias começam aparecer, exatamente no local onde elas estão surgindo. Esta coceira indica que está ocorrendo o rompimento das fibras elásticas. Há também, casos em que as mulheres só percebem quando a pele já está 'rasgadinha', com aquelas linhas avermelhadas, que caracterizam a primeira fase deste, então novo e desagradável, aspecto físico.
Após algum tempo, a tendência é de que as estrias fiquem bem clarinhas, as vezes até mais clara que a pele.

Agora tenho duas notícias para lhe dar, amiga.
A primeira é que estria não tem cura (somente tratamentos caríssimos, invasivos e que não são pra todo mundo, pois dependem de diversos fatores físicos e biológicos).
A segunda é que você pode gastar e sofrer (física e psicologicamente) muito menos se fizer o possível para que elas não apareçam.

Então, se você não quer ficar permanentemente 'zebradinha', amiga: Mãos ao óleo!

Como fazer isso?

Existem alguns cuidados necessários ao corpo que são ainda mais importantes na gravidez, e que, se adotados adequadamente podem ajuda o corpo aguentar o estica-estica dos 9 meses. Tais são:
- Beber bastante água;
- Ter uma alimentação saudável;
- Fazer leves caminhadas ao ar livre;
- Manter um peso adequado;
- Ser feliz;
Além de tudo isso, é indispensável a hidratação da pele, com óleos e cremes específicos para a prevenção de estrias.

É claro que estas dicas são valiosas, mas não saia por ai comprando cremes, mudando a dieta ou contornando a cidade a pé sem a orientação prévia do seu Gineco Obstetra! Cada gravidez tem suas particularidades, por isso converse com seu médico antes de mudar seus hábitos ou utilizar qualquer produto cosmético. Fale abertamente e tire suas dúvidas ele é o profissional que estará cuidando da sua saúde e da saúde do seu bebê.


Não posso prometer que você passará por toda a gravidez sem ficar com estrias. Isso está muito além de minhas palavras e das informações que tenho. Está em você mesma, mesmo que você não tenha controle total sobre o resultado do seu corpo após este período.

Só posso dizer com certeza, que se você não se cuidar, depois não adiantará chorar.

Minha Gravidez Sem Estrias

Sabendo de todo o "estica e puxa" que meu corpo estava para enfrentar, já no início da gravidez fiz uma grande pesquisa sobre os mais eficientes produtos para a prevenção das estrias. E, é exatamente o que verá aqui: o resultado da minha pesquisa.

Quando começou aparecer minha barriguinha de grávida, começou também a minha preocupação com as estrias. Com três meses de gestação pedi que minha médica indicasse um creme (que fosse muito bom, é claro!) para evitar ao máximo o aparecimento delas: as indesejadas estrias. Ela indicou o Luciara.
Antes de passar em uma farmácia, pesquisei muito. Li muitos comentário sobre o Luciara e me interesei também por outros dois produtos muito comentados: o Gerare e o Mater Skin. Entretanto o que mais me chamou a atenção não foi qualquer destes produtos que citei, foi o clássico óleo de amêndoas.
A fim de evitar os risquinhos desagradáveis na pele, inseri o óleo de amêndoas doce e o de sementes de uva na minha rotina, de início só como teste, mas acabou se tornando o único produto que usei para hidratar a pele.

Cheguei ao final da gravidez sem sequer uma nova estria. Sim, eu disse NOVA estria, pois quando esperei minha 'flor maior' não cuidei da minha pele e 'ganhei este presente torto' da natureza. Na época eu tinha apenas 17 anos e não me preocupei. Nem lembro exatamente o que se passava na minha cabeça, talvez eu pensasse que o corpinho bem novo resistiria à gravidez e depois voltaria a ser inteiramente como era antes... Sei lá.
Acho que faltaram conselhos femininos, alguém que me alertasse dos 'perigos' que meu corpo corria, esteticamente falando. Por isso aconselho o cuidado com a pele nesta fase tão gostosa da vida e aconselho que multipliquem esta idéia, passando este conselho para outras mulheres. =)

No meu caso, usar apenas óleo bastou para que não surgissem estrias no meu corpo. No seu caso pode ser diferente. Algumas mulheres fazem combinações de produtos e até usam algumas 'misturinhas' milagrosas (que fazendo uma rápida pesquisa na internet você pode encontrar) e mesmo assim não conseguem evitar as malvadas fissurinha na pele.
Se possível, procure orientação de um médico dermatologista para saber qual é a necessidade da sua pele e quais combinações de produtos são mais apropriadas para você.

Veja esta foto da minha barrigona de 35 semanas (quase lá!):
Observe que as únicas estrias que aparecem são claras, branquinhas, "velhas". São estrias que surgiram na minha primeira gravidez, quando não cuidei da minha pele.

Existe uma grande variedade de óleos para a hidratação corporal disponíveis no mercado. Óleos de diversos aromas e diversas marcas você pode encontrar em farmácias e supermercados. A maioria sai por cerca de R$ 5,00.

Usei o óleo Vini Lady de Sementes de Uva e de Amêndoas Doce da mesma marca. Gostei mais do cheirinho do de amêndoas, mas o de sementes de uva também é agradável. Sempre comprava no supermercado e pagava R$ 5,90 por um frasco, que usando pelo menos uma vez ao dia, durava entre 20 e 30 dias.
O esquema que eu fazia era muito simples. No banho, após lavar o corpo com sabonete e enxaguar, passava o óleo (ainda no banho) massageando a pele. Passava em todas as 'àreas de risco', que são: barriga, seios, coxas, nádegas, parte posterior dos joelhos e parte interna superior do braços. Fazia isso curtindo o banho, bem devagar e depois disso saia do banho sem me secar, apenas enxugava o excesso d'água com a toalha. Isso porque se você passa a toalha como normalmente faz para secar o corpo, você tira boa parte do óleo com a toalha...
Também pedia ao papai que passasse o óleo em mim, todas as noites antes de dormir. Isso é ótimo para o casal trocar carinho e faz muito bem para o bebê!

Como só fiz uso de óleo acho que não possuo experiências para relatar e portanto não posso falar dos cremes preventivos. Mas você pode ler logo abaixo, alguns comentário que encontrei sobre os mais conhecidos produtos anti-estrias.


GERARE:
"o Gerare deixa um cheiro enjoativo que gruda na roupa, depois de uma semana você não aguenta mais."
"acho o Gerare carinho e para mim, está durando só duas semanas."
Preço: Aproximadamente R$62,00


MATER SKIN:
"o Mater Skin é simplesmente MARAVILHOSO. Ele tem um perfume suave, com cheirinho de bebê."
"o Mater Skin além de ter um precinho acessível, fixa bem na pele e tem cheirinho de bebê, que eu adoro. Estou com um barrigão e ainda não saiu nenhuma estria!"
Preço: Aproximadamente R$ 36,00.

MAMÃE E BEBÊ:
"tô usando a linha completa para gestantes da Natura (creme anti estrias, óleo vegetal e gel para pernas e pés) e tô adorando!! O cheirinho é bem suave e a gente sente que fica bem hidratada."
"Estou usando o da Natura, da linha mamãe e bebê. O cheiro é maravilhoso, mas achei que tá indo muito rapidinho..."
Preço: Aproximadamente R$ 49,00

MATERNITÉ:
"Estou usando o maternite da payo. Ele é um pouco caro mas acaba compensando pois ele rende bastante."
"Eu uso o Payot. É maravilhoso! Eu sinto a pele realmente hidratada."
Preço: Aproximadamente R$58,00


LUCIARA:
"Minha GO me indicou na primeira consulta o Luciara. Eu não gostei dele não... Tem um cheiro de remédio... Fica o cheiro na roupa... É difícil de espalhar. Mas percebi que ele fica o dia todo na pele agindo. Me parece ser muito bom, senão fosse o cheiro... Tb é caro..."

"Eu uso Luciara, e adoro! Uso de manha e a noite, não tem cheiro mesmo e dura o dia todo."
Preço: Aproximadamente R$ 69,00

Outros produtos:


BIOTHERM – BIOVERGETURE gel creme - R$ 219,00

VICHY – ACTION INTEGRALE VERGETURES creme – R$ 121,30

NATUPELE – ESTRILESS – bastão preventivo para estrias - R$ 33,60

Nenhum comentário:

Postar um comentário